Apostila Radiologia

Considerações Financeiras e Horizontes na Radiologia


O custo do equipamento radiológico é alto, de modo que os preços dos aparelhos modernos freqüentemente extrapolam o orçamento da maioria dos hospitais. A título de informação, o preço de um tomógrafo oscila entre 600.000 e 1.500.000 dólares e o preço de um aparelho de ressonância varia entre 850.000 e 2.250.000 dólares.
A tabela a seguir estima o custo médio (nos EUA) de alguns procedimentos.

Tabela 1 - Custos comuns de alguns procedimentos imagenológicos
freqüentemente utilizados


No entanto, os procedimentos de imageamento podem significar hospitalizações mais curtas e em menor número, além de reduzir substancialmente a quantidade de cirurgias exploratórias. Além disso, quando o procedimento cirúrgico é inevitável, a imagem auxilia fornecendo um diagnóstico pré-operatório preciso, encurtando a duração e o número de complicações da cirurgia. A imagem em nível ambulatorial auxilia aumentando a capacidade diagnóstica de centros ambulatoriais, reduzindo o número de internações. Mais, o procedimento radiológico intervencionista é menos invasivo que o procedimento cirúrgico, o que reduz o número de complicações e o tempo de internação.
Com estes dados, podemos concluir que, apesar do alto preço dos métodos diagnósticos por imagem, a redução substancial de leitos hospitalares e do tempo de internação obtidos com a imagem reverte em uma enorme economia financeira para os hospitais.
O contínuo avanço no desenvolvimento de técnicas de diagnóstico por imagem deve levar a uma redução gradual dos custos da imagenologia, combinada a uma maior versatilidade destes métodos. Não é utopia ou futurismo prever que, em um tempo bem próximo ao nosso, teremos departamentos de radiologia totalmente computadorizados e integrados ao hospital, de modo que as imagens, bem como os laudos, estarão disponíveis nos monitores das enfermarias, junto aos dados clínicos e laboratoriais dos pacientes. Certamente estes sistemas serão caros, mas serão também atrativos na relação custo-benefício, economizando pessoal, comunicação e tempo de internação do paciente no hospital.